15 de Agosto – Dia da Gestante

admin • ago. 15, 2019
FALAR VIA WHATSAPP

Anualmente é comemorado o dia da gestante no Brasil, data essa que serve não só como motivo para comemoração, mas também para a conscientização da importância dos cuidados de saúde para as mulheres grávidas.

A gestação é uma etapa da vida em que os cuidados são voltados para o bebê, mas e a mulher? Ter o dia 15 de agosto como data comemorativa é também uma forma de lançarmos um olhar cuidadoso para a grávida.

O Dia da Gestante é Também um Lembrete

A gestação é um momento único para a vida da mulher, que precisa ser cercada de cuidados médicos e também do afeto da família.

A mulher grávida passa por diversas mudanças que precisam ser acompanhadas não só pelo especialista para que sejam saudáveis, mas também é fundamental ter uma rede de apoio nesse período, afinal, a mulher continua trabalhando e vivendo sua vida normalmente.

Por isso mesmo, ela continua tendo necessidades afetivas e sociais que precisam ser atendidas tal qual ocorria antes da gravidez.

Ter todos os olhares voltados somente para o bebê não é saudável, tendo em vista que a mulher continua precisando de carinho, atenção e cuidado tal qual acontecia antes da gestação.

Lembrar desse aspecto importante é fundamental para que a gestação seja saudável também sob o ponto de vista emocional, afinal, é importante que a mulher se sinta amada e protegida como mulher e não somente como grávida.

É Um Período de Alegria e Desafios

A gestação é um período único na vida da mulher. Cheio de dúvidas e mudanças. Mesmo que esse não seja o primeiro filho, cada gestação é única e totalmente especial, por isso, precisa ser tratada como tal.

Portanto, cada gestação deve ser aproveitada em sua máxima intensidade. Curtindo o crescimento da barriga, seguindo as orientações médicas, preparando o enxoval com carinho e, mais importante ainda, se preparando para o nascimento do bebê.

A Importância do Acompanhamento Profissional

Além de todos os aspectos de comemoração, o dia da gestante é também um dia de trabalho e conscientização sobre a importância do acompanhamento obstétrico durante toda a gestação.

Gestações de baixo risco podem ser acompanhadas também por enfermeiras obstétricas, que estão capacitadas para seguir o desenvolvimento da gravidez normal e identificar fatores de risco para encaminhamento ao Obstetra se necessário.

Avaliação odontológica, seguimento com nutricionista, atividade física supervisionada por profissional capacitado e apropriada para a fase da gestação e preparação para o parto e puerpério orientada por fisioterapeuta fazem parte do seguimento multidisciplinar que pode supervisionar a gestante, minimizando os riscos e melhorando os desfechos obstétricos.

Não obrigatória, mas recomendada, especialmente em casos de gravidez não planejada, seria o suporte psicológico por terapeuta ou psicólogo. Ajuda profissional pode ser muito útil para ajustar as expectativas.

Boas práticas durante a gravidez para se manter saudável

Evitar excessos, de uma forma geral, é uma boa máxima a seguir. Seguem algumas orientações:

  • Alimentação balanceada e fracionada em várias porções ao longo do dia;
  • Manter-se bem hidratada;
  • Realização regular de atividade física;
  • Evitar bebidas alcoólicas – nenhuma quantidade de álcool é considerada segura durante a gestação;
  • Evitar tabagismo e uso de drogas ilícitas;
  • Manter um círculo de apoio emocional, seja ele formado por familiares ou outras gestantes;
  • Seguimento pré natal por profissional de saúde;
  • Atividade sexual com camisinha;
  • Evitar auto-medicação;
  • Use filtro solar

E, acho que mais importante, é ficar tranquila, aproveitar cada etapa, e ir adaptando as expectativas conforme a gestação vá evoluindo. Não leve ao pé da letra cada “conselho” bem intencionado que ouvir; cada gestação é única e não é porque aconteceu algo com a vizinha que vai acontecer com você também.

Feliz dia, gestantes!

Dra Juliana Ribeiro - Ginecologista em São Paulo

Dra. Juliana Ribeiro

Ginecologia, Obstetrícia e Saúde Feminina


Ginecologista e Obstetra de formação, eu acredito que informação é a maior forma de poder que podemos ter. Como médica, tenho a missão de trazer a vocês o maior número de informações possíveis, a fim de poder ajudá-las a participar ativamente do cuidado da sua saúde.


Acredito que a prevenção é a melhor escolha sempre e que o engajamento da paciente no tratamento é a melhor forma de ele dar certo.

Compartilhe este conteúdo

Probióticos para flora vaginal
Por Dra Juliana Teixeira Ribeiro 09 mai., 2024
Você quer saber se os Probióticos para Flora Vaginal funcionam e quando usar? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica.
Sofri violência sexual, o que fazer?
02 mai., 2024
Quer saber como proceder após sofrer uma Violência Sexual? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica.
Quero engravidar, como devo proceder?
Por Dra Juliana Teixeira Ribeiro 25 abr., 2024
“Quero Engravidar” quais passos devo dar? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista e Obstetra em São Paulo e fala sobre o tema!
Abscesso tubo-ovariano: saiba como identificar e tratar
16 abr., 2024
Você quer saber quais são os sintomas de um Abscesso Tubo-Ovariano? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
Você quer entender como funcionam os Métodos de Reprodução Assistida? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecol
04 abr., 2024
Você quer entender como funcionam os Métodos de Reprodução Assistida? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
Planejamento familiar: qual o momento certo para engravidar?
28 mar., 2024
Você quer saber o que é preciso considerar ao realizar o Planejamento Familiar? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
Extração de tubas uterinas: quando é necessária?
21 mar., 2024
Você quer saber quando a Extração de Tubas Uterinas é indicada e como é feita? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
Fio do DIU entrou no útero, e agora?
14 mar., 2024
Quer saber o que fazer caso o Fio do DIU entre no útero? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema!
Curetagem uterina: quando é necessária e quais são os riscos?
07 mar., 2024
Quer saber quando é preciso fazer a Curetagem Uterina e se há riscos no procedimento? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
Yoni eggs realmente trazem benefícios para a saúde da mulher?
29 fev., 2024
Você quer saber para que servem os Yoni Eggs e se eles realmente funcionam? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema!
Mais Posts
Share by: