Ginecologista e Obstetra de Formação

Eu acredito que informação é a maior forma de poder que podemos ter. Como médica, tenho a missão de trazer a vocês o maior número de informações possíveis, a fim de poder ajudá-las a participar ativamente do cuidado da sua saúde.


Acredito que a prevenção é a melhor escolha sempre e que o engajamento da paciente no tratamento é a melhor forma de ele dar certo.

Leia Mais

Dra. Juliana Teixeira Ribeiro


Faço o meu trabalho com a visão de poder estimular minhas pacientes a fazer escolhas de saúde conscientes e que caibam no seu estilo de vida. E espero com isso ajudar a construir uma comunidade de mulheres que conhecem bem o seu corpo, que entendem o porque alguns exames são necessários e outros não, que participam ativamente do seu planejamento familiar, atividades preventivas e mesmo de seus tratamentos. Saindo de um modelo de atendimento passivo, para um ativo.


Seguindo os valores básicos de bioética em cada atendimento - autonomia do paciente, fazer o bem sempre (beneficência) e não fazer o mal (não maleficência) - buscamos atender cada pessoa da forma com que gostaríamos de ser atendidos, exercendo empatia e humanismo acima de tudo.


Como especialista em saúde da mulher, nos propomos a acompanhar todas as etapas do desenvolvimento feminino. Desde a infância, passando pelas alterações da puberdade, toda a vida reprodutiva e até o período pós menopausa. Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo HC-FMUSP e título de especialista pela AMB, especialização em Endoscopia Ginecológica (cirurgia ginecológica minimamente invasiva) também pelo HC-FMUSP nos habilitam a realizar essas atividades.


O seguimento normal inclui exame geral e ginecológico, controle de fatores de risco para doenças (hipertensão, diabetes, obesidade...), rastreamento de neoplasias (câncer) ginecológicas e não ginecológicas e acompanhamento da gravidez, parto e pós parto em gestações de alto e baixo risco.


Além do acompanhamento normal, fazemos o tratamento de várias doenças ginecológicas que podem aparecer ao longo da vida, tais como corrimentos, alterações da menstruação, dor pélvica, dor na relação sexual, endometriose, miomas, cistos de ovário, doenças da mama bem como complicações da gravidez (diabetes, hipertensão, restrição de crescimento fetal, alterações do líquido amniótico ou do doppler fetal vistos ao ultrassom, etc).


Do ponto de vista cirúrgico, realizamos cirurgias ginecológicas pelas vias tradicional (corte na região abdominal, geralmente no mesmo local da cesárea), laparoscópica (3 pequenos cortes de até 1,0cm no abdome), vaginal (cirurgias de períneo, incontinência urinária, prolapso genital, cirurgias no colo uterino) e histeroscópica (uso de instrumental adequado para fazer cirurgia dentro do útero - pólipos e alguns tipos de miomas - sem necessidade de outros cortes).


Ginecologia

Ginecologista é o médico que cuida da saúde feminina, de modo geral. Pode acompanhar desde o crescimento da menina até a menopausa. Ajuda a entender e a passar pelas alterações que ocorrem na puberdade (mudanças no corpo, primeira menstruação, etc), bem como é o responsável pelo seguimento da mulher durante toda a sua vida reprodutiva – auxílio no planejamento reprodutivo, rastreio e tratamento de doenças, exame ginecológico e geral, seguimento da gravidez – e pós menopausa, um outro momento de grandes mudanças.

Contine Lendo

Obstetrícia

Idealmente os cuidados com a gravidez devem começar antes de o teste ficar positivo. É recomendado uma consulta 6 meses a 1 ano antes de começar a tentar engravidar, a fim de deixar o corpo pronto para a gestação. Investigar/tratar possíveis doenças não diagnosticadas antes e que podem vir a trazer complicações para a gravidez e parto (hipertensão, diabetes, alterações da tireóide, …), colocar as vacinas em dia (há algumas vacinas que é importante tomar e não devem ser tomadas durante a gravidez), estimular um estilo de vida saudável (nutrição adequada, prática de atividades físicas, controle do uso de entorpecentes, cessar tabagismo, minimizar estresse, …).

Continue Lendo

Endoscopia Ginecológica

As técnicas mais utilizadas são a videolaparoscopia e a histeroscopia. Durante esses procedimentos um endoscópio (aparelho que permite a visualização dos órgãos internos) acoplado a uma microcâmera é utilizado para visualização das estruturas internas da cavidade abdominal e pélvica, no caso da laparoscopia, ou da cavidade endometrial (revestimento interno do útero), na histeroscopia.

As imagens são captadas e transmitidas em tempo real a um monitor, permitindo que toda a equipe envolvida no procedimento tenha a mesma visualização das áreas analisadas.a

Continue Lendo
Share by: