15 de Agosto – Dia da Gestante

admin • 15 de agosto de 2019
FALAR VIA WHATSAPP

Anualmente é comemorado o dia da gestante no Brasil, data essa que serve não só como motivo para comemoração, mas também para a conscientização da importância dos cuidados de saúde para as mulheres grávidas.

A gestação é uma etapa da vida em que os cuidados são voltados para o bebê, mas e a mulher? Ter o dia 15 de agosto como data comemorativa é também uma forma de lançarmos um olhar cuidadoso para a grávida.

O Dia da Gestante é Também um Lembrete

A gestação é um momento único para a vida da mulher, que precisa ser cercada de cuidados médicos e também do afeto da família.

A mulher grávida passa por diversas mudanças que precisam ser acompanhadas não só pelo especialista para que sejam saudáveis, mas também é fundamental ter uma rede de apoio nesse período, afinal, a mulher continua trabalhando e vivendo sua vida normalmente.

Por isso mesmo, ela continua tendo necessidades afetivas e sociais que precisam ser atendidas tal qual ocorria antes da gravidez.

Ter todos os olhares voltados somente para o bebê não é saudável, tendo em vista que a mulher continua precisando de carinho, atenção e cuidado tal qual acontecia antes da gestação.

Lembrar desse aspecto importante é fundamental para que a gestação seja saudável também sob o ponto de vista emocional, afinal, é importante que a mulher se sinta amada e protegida como mulher e não somente como grávida.

É Um Período de Alegria e Desafios

A gestação é um período único na vida da mulher. Cheio de dúvidas e mudanças. Mesmo que esse não seja o primeiro filho, cada gestação é única e totalmente especial, por isso, precisa ser tratada como tal.

Portanto, cada gestação deve ser aproveitada em sua máxima intensidade. Curtindo o crescimento da barriga, seguindo as orientações médicas, preparando o enxoval com carinho e, mais importante ainda, se preparando para o nascimento do bebê.

A Importância do Acompanhamento Profissional

Além de todos os aspectos de comemoração, o dia da gestante é também um dia de trabalho e conscientização sobre a importância do acompanhamento obstétrico durante toda a gestação.

Gestações de baixo risco podem ser acompanhadas também por enfermeiras obstétricas, que estão capacitadas para seguir o desenvolvimento da gravidez normal e identificar fatores de risco para encaminhamento ao Obstetra se necessário.

Avaliação odontológica, seguimento com nutricionista, atividade física supervisionada por profissional capacitado e apropriada para a fase da gestação e preparação para o parto e puerpério orientada por fisioterapeuta fazem parte do seguimento multidisciplinar que pode supervisionar a gestante, minimizando os riscos e melhorando os desfechos obstétricos.

Não obrigatória, mas recomendada, especialmente em casos de gravidez não planejada, seria o suporte psicológico por terapeuta ou psicólogo. Ajuda profissional pode ser muito útil para ajustar as expectativas.

Boas práticas durante a gravidez para se manter saudável

Evitar excessos, de uma forma geral, é uma boa máxima a seguir. Seguem algumas orientações:

  • Alimentação balanceada e fracionada em várias porções ao longo do dia;
  • Manter-se bem hidratada;
  • Realização regular de atividade física;
  • Evitar bebidas alcoólicas – nenhuma quantidade de álcool é considerada segura durante a gestação;
  • Evitar tabagismo e uso de drogas ilícitas;
  • Manter um círculo de apoio emocional, seja ele formado por familiares ou outras gestantes;
  • Seguimento pré natal por profissional de saúde;
  • Atividade sexual com camisinha;
  • Evitar auto-medicação;
  • Use filtro solar

E, acho que mais importante, é ficar tranquila, aproveitar cada etapa, e ir adaptando as expectativas conforme a gestação vá evoluindo. Não leve ao pé da letra cada “conselho” bem intencionado que ouvir; cada gestação é única e não é porque aconteceu algo com a vizinha que vai acontecer com você também.

Feliz dia, gestantes!

Dra Juliana Ribeiro - Ginecologista em São Paulo

Dra. Juliana Ribeiro

Ginecologia, Obstetrícia e Saúde Feminina


Ginecologista e Obstetra de formação, eu acredito que informação é a maior forma de poder que podemos ter. Como médica, tenho a missão de trazer a vocês o maior número de informações possíveis, a fim de poder ajudá-las a participar ativamente do cuidado da sua saúde.


Acredito que a prevenção é a melhor escolha sempre e que o engajamento da paciente no tratamento é a melhor forma de ele dar certo.

Compartilhe este conteúdo

Entenda o resultado do Papanicolau
28 de outubro de 2025
Quer saber como interpretar o Resultado do Papanicolau? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
Atrofia endometrial: o que é e como tratar?
Por Dra Juliana Teixeira Ribeiro 21 de outubro de 2025
Quer saber o que é e como tratar a Atrofia Endometrial? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema
Hiperplasia endometrial: diagnóstico e tratamento
14 de outubro de 2025
Quer saber quais as opções de tratamento para Hiperplasia Endometrial? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema
Vacinas na gestação: quais devem ser administradas?
7 de outubro de 2025
Quer saber quais Vacinas na Gestação são necessárias? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista e Obstetra em São Paulo e fala sobre o tema!
Exame de microbioma vaginal: quando é necessário?
30 de setembro de 2025
Qual a importância e quando indicamos o Exame de Microbioma Vaginal? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
Pressão alta na gravidez: entenda os riscos
Por Dra Juliana Teixeira Ribeiro 23 de setembro de 2025
Quer saber quais os riscos e como tratar a Pressão Alta na Gravidez? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
Sabia que a ducha vaginal não é necessária?
16 de setembro de 2025
Será que a Ducha Vaginal é realmente necessária para a saúde íntima? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema
Mastite: como proceder?
9 de setembro de 2025
Quer saber como lidar com a Mastite sem prejudicar a amamentação? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema!
Câncer de vagina: saiba mais
2 de setembro de 2025
Quer saber como identificar e tratar o Câncer de Vagina? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema!
Ultrassonografia transvaginal: por que fazer o exame?
26 de agosto de 2025
Como é feita e qual a indicação da Ultrassonografia Transvaginal? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!