Como controlar o estresse traz benefícios para a saúde?

mar. 21, 2022
FALAR VIA WHATSAPP

Você sabia que controlar o estresse é essencial para nossa saúde?


O estresse é um sentimento inevitável no nosso dia a dia, mas a maneira como pensamos e reagimos a ele faz a diferença na nossa saúde.


De acordo com o Office of Women’s Health (OWH), o estresse é uma resposta do nosso corpo diante dos desafios diários que ocorrem em nossas vidas.


De certa forma, o estresse tem um lado positivo, pois nos deixa alertas e com mais disposição para colocar algumas tarefas em prática.


No entanto, quando ele é vivenciado por longos períodos e passa a proporcionar sensação de angústia, pode se tornar extremamente prejudicial para nossa saúde.


O que costuma ocorrer é que, muitas vezes, ignoramos os sintomas emocionais do estresse e só nos damos conta do nosso quadro quando passamos a ter sintomas físicos, ou seja, quando a situação já tomou grandes proporções. Apesar disso, nem sempre conseguimos associar os sintomas físicos ao que estamos vivendo.


Diante disso, é essencial estarmos atentas ao nosso corpo, aos sintomas do estresse e, principalmente, conhecer maneiras eficazes para gerenciá-lo.  


Efeitos do estresse na saúde 


O estresse causa uma série de alterações no organismo, principalmente no sistema hormonal.


Indivíduos que sofrem constantemente com o estresse têm taxas mais elevadas de adrenalina e cortisol, hormônios que deixam o corpo em estado de alerta.


O problema é que, quando em excesso, essas substâncias podem provocar tensão muscular, aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, gerar problemas gástricos e afetar o funcionamento de diversos órgãos do corpo.


Além disso, o cortisol em altas concentrações pode gerar a perda de massa muscular, aumento de peso, diminuição de testosterona, bem como suprimir algumas respostas do nosso sistema imunológico às infecções virais.


Um estudo publicado no Industrial Psychiatry Journal mostrou que as mulheres são mais propensas do que os homens a terem os sintomas de estresse, e evoluírem com desordens como a depressão e ansiedade. 


No geral, os especialistas não sabem exatamente o motivo desta diferença, mas acreditam que ela possa estar relacionada à forma como os corpos de homens e mulheres processam os hormônios do estresse. 


efeitos-estresse-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo


Cada pessoa irá reagir de forma diferente. No entanto, existem alguns sinais comuns, principalmente na saúde das mulheres:


  • Dores de cabeça;
  • Falta de energia;
  • Cansaço excessivo;
  • Dificuldade para dormir;
  • Mudanças significativas no apetite;
  • Uso indevido de drogas e álcool;
  • Dores de estômago, diarréia, intestino preso;
  • Náuseas ou sensação de refluxo;
  • Dores no corpo, como nas costas e pescoço;
  • Tremores no corpo;
  • Redução da libido;
  • Alterações do ciclo menstrual;
  • Aumento dos sintomas da TPM;
  • Dificuldade para engravidar.


Além de todos os sintomas físicos, o estresse gera também efeitos emocionais, como mudanças repentinas de humor, pensamentos negativos, ansiedade, depressão, irritabilidade e infelicidade.


Todos esses fatores terão consequências diretas na vida da mulher, seja no trabalho como nas relações pessoais.


É comum que pessoas estressadas tenham menor capacidade de concentração, um nível produtivo baixo, além de vontade de se isolar e reduzir as interações pessoais com amigos e familiares.


Ou seja, o estresse excessivo afeta completamente a saúde e o bem-estar de uma pessoa e, por isso, é fundamental encontrar maneiras de controlá-lo.  


Como controlar o estresse


É impossível eliminar todos os fatores estressantes que nos circundam no mundo moderno. 


Mas podemos e devemos moderar como pensamos e reagimos ao estresse e isso pode fazer toda a diferença em como ele afeta nossa saúde.


Existem muitas práticas que podemos adotar para gerenciá-lo e melhorar nossa saúde geral.  Para tal, será preciso tomar atitudes para ter uma vida mais saudável, tanto física quanto emocionalmente. Seguem algumas dicas que podem ajudar.


Pratique o mindfulness



mindfulness-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo


O mindfulness, que traduzido do inglês significa atenção plena, é uma prática que visa atingir um estado mental caracterizado pela autorregulação da atenção para a experiência presente.


A principal característica do mindfulness é estar consciente momento a momento de qualquer coisa que estivermos fazendo. Por exemplo, manter a consciência dos sentimentos, dos pensamentos e das sensações do corpo e, principalmente, aceitá-las sem julgamentos.


Podemos fazer qualquer coisa de modo atento: comer sem distrações, dirigir com foco na estrada e nos seus movimentos, conversar sem ficar checando o celular, tomar banho concentrada nas sensações do banho, andar, lavar louça, brincar com seus filhos sem fazer outra coisa ao mesmo tempo, e por aí vai.


Também podemos fazer as práticas formais. Para tal, existe um passo a passo a seguir, como uma meditação, que nos guia para este estado.


Busque terapias integrativas e práticas complementares


terapia-complementar-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo


Uma terapia integrativa é um tratamento que utiliza recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais voltados para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças.


Embora sua eficácia seja questionável cientificamente quando indicadas de modo universal - os estudos são iniciais e com qualidade questionável -  tais práticas, quando utilizadas em conjunto com um tratamento eficaz, podem trazer maior sensação de bem estar e relaxamento.


Diversas são as opções de terapias integrativas, por exemplo: 


  • Aromaterapia;
  • Cromoterapia;
  • Medicina ayurvédica;
  • Fitoterapia;
  • Yoga;
  • Acupuntura, dentre outras.


A terapia integrativa é benéfica no combate ao estresse porque visa o auto-equilíbrio, proporcionando maior controle das emoções.


Pratique atividades físicas


atividade-fisica-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo-saude-mulher


Não adianta, nunca conseguiremos fugir das atividades físicas, pois elas proporcionam inúmeros benefícios para nossa saúde física e mental.


Ao fazer exercícios, nosso organismo libera a endorfina, que está associada ao relaxamento, alívio, contentamento e bem-estar, além de aumentar a disposição física e ajudar na melhora da performance.


Além disso, a dopamina é outra substância produzida e tem um efeito tranquilizante e analgésico.


Portanto, estes hormônios nos auxiliam a controlar o estresse e seus efeitos maléficos ao organismo.


Seja social, dentro das suas possibilidades



interacao-social-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo


De acordo com várias pesquisas, o indicador mais importante de felicidade humana e longevidade é ter fortes conexões sociais.


Inclusive, algumas condições de saúde, como pressão arterial e frequência cardíaca elevadas, melhoram com interações sociais positivas.


Então, conexões e relacionamentos sociais afetam positivamente nossa saúde física, mental e emocional.


No entanto, é preciso estar atento à qualidade das relações. Não basta encontrar pessoas somente para cumprir uma projeção imposta de como deve ser nossa vida social.


Devemos nutrir relações que nos fortificam e nos fazem bem, que nos permitam ter uma troca de carinho e experiências, sejam com familiares ou amigos.

 

Existem ainda outras formas de controlar o estresse, por exemplo:


  • Experimente diferentes maneiras saudáveis de relaxar, por exemplo, música e dança;
  • Reserve um tempo para atividades criativas divertidas ou hobbies;
  • Mantenha um diário de gratidão ou escreva sobre eventos estressantes;
  • Cuide das necessidades espirituais;
  • Arranje tempo para rir;
  • Evite excessos de cafeína e álcool.


No entanto, caso você não esteja conseguindo controlar seu estresse sozinha, será fundamental buscar ajuda profissional.


Busque ajuda profissional



terapia-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo


Psicólogos e psiquiatras podem ajudar a identificar os agentes de estresse e encontrar formas de administrá-los.


Assim, você conseguirá lidar com as situações do dia a dia, encontrando maneiras saudáveis de lidar com os problemas para viver com mais tranquilidade.


Terapia cognitivo comportamental e Terapia para Alívio do Estresse Baseada em Mindfulness são as que têm melhores evidências de resultados positivos neste contexto.


Não tenha vergonha de buscar ajuda! Isso mostra que você tem consciência e é forte o bastante para assumir uma fragilidade e atuar para superá-la.

 

Então, não deixe de olhar para sua saúde mental com atenção e carinho. Uma mente saudável é fundamental para termos uma vida com mais qualidade, bem-estar e longevidade!


Dra Juliana Ribeiro - Ginecologista em São Paulo

Dra. Juliana Ribeiro

Ginecologia, Obstetrícia e Saúde Feminina


Ginecologista e Obstetra de formação, eu acredito que informação é a maior forma de poder que podemos ter. Como médica, tenho a missão de trazer a vocês o maior número de informações possíveis, a fim de poder ajudá-las a participar ativamente do cuidado da sua saúde.


Acredito que a prevenção é a melhor escolha sempre e que o engajamento da paciente no tratamento é a melhor forma de ele dar certo.

Compartilhe este conteúdo

Probióticos para flora vaginal
Por Dra Juliana Teixeira Ribeiro 09 mai., 2024
Você quer saber se os Probióticos para Flora Vaginal funcionam e quando usar? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica.
Sofri violência sexual, o que fazer?
02 mai., 2024
Quer saber como proceder após sofrer uma Violência Sexual? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica.
Quero engravidar, como devo proceder?
Por Dra Juliana Teixeira Ribeiro 25 abr., 2024
“Quero Engravidar” quais passos devo dar? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista e Obstetra em São Paulo e fala sobre o tema!
Abscesso tubo-ovariano: saiba como identificar e tratar
16 abr., 2024
Você quer saber quais são os sintomas de um Abscesso Tubo-Ovariano? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
Você quer entender como funcionam os Métodos de Reprodução Assistida? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecol
04 abr., 2024
Você quer entender como funcionam os Métodos de Reprodução Assistida? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
Planejamento familiar: qual o momento certo para engravidar?
28 mar., 2024
Você quer saber o que é preciso considerar ao realizar o Planejamento Familiar? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
Extração de tubas uterinas: quando é necessária?
21 mar., 2024
Você quer saber quando a Extração de Tubas Uterinas é indicada e como é feita? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
Fio do DIU entrou no útero, e agora?
14 mar., 2024
Quer saber o que fazer caso o Fio do DIU entre no útero? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema!
Curetagem uterina: quando é necessária e quais são os riscos?
07 mar., 2024
Quer saber quando é preciso fazer a Curetagem Uterina e se há riscos no procedimento? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
Yoni eggs realmente trazem benefícios para a saúde da mulher?
29 fev., 2024
Você quer saber para que servem os Yoni Eggs e se eles realmente funcionam? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema!
Mais Posts
Share by: