O que é o câncer de endométrio?

admin • ago. 09, 2021

O câncer de endométrio acomete, principalmente, mulheres após a menopausa, sendo um dos tumores ginecológicos mais comuns.

O endométrio é a camada interna do útero e o câncer nesta região costuma ter grandes chances de cura para a maioria das mulheres.

dra-juliana-ribeiro-ginecologista-tratamento-cancer

No geral, a chance de ocorrência desta patologia em mulheres abaixo dos 50 anos é muito baixa, ficando em torno de 10% .

Um dos principais sintomas desta doença é o sangramento vaginal após a menopausa, sendo muito importante que a mulher esteja atenta e procure uma Ginecologista caso isso ocorra.

Então, neste texto vamos falar um pouco mais sobre este assunto e esclarecer algumas questões importantes.

Tipos de câncer do endométrio

O câncer de endométrio recebe uma classificação simplificada de acordo com o tipo de células presentes e a proporção entre células saudáveis e células doentes.

Tipo I é o mais comum, menos agressivo e demora mais para se disseminar. Pode ocorrer pelo excesso de estrogênio e, normalmente, acomete mulheres mais jovens, obesas ou aquelas atravessando a perimenopausa (os anos antes e o ano após a última menstruação).

Tipo II  corresponde a cerca de 10% dos casos e é mais agressivo. No geral, não parece ocorrer pelo excesso de estrogênio e tende a crescer e se disseminar para fora do útero. Acomete mulheres mais velhas.

Dessa maneira, é importante conhecer o tipo do câncer de endométrio da paciente, pois isso vai influenciar a adoção do tratamento correto.

Fatores de risco para ocorrência deste câncer

Existem alguns fatores de risco importantes para o câncer de endométrio:

• Idade superior a 50 anos;
  • Obesidade;
  • Dieta rica em gordura animal;
  • Diabetes;
  • Síndrome Metabólica;
  • Hipertensão;
  • Ter tido câncer de mama ou de ovário;
  • Ter feito radioterapia direcionada na pelve;
  • Usar tamoxifeno (remédio para tratamento de câncer de mama) por cinco anos ou mais;
  • Ter hipertensão arterial;
  • Histórico na família (a hereditariedade ocorre em cerca de 5% dos casos);
  • Inatividade física.

Além disso, quadros clínicos que causam um nível elevado de estrogênio, mas não de progesterona, são também considerados fatores de risco relevantes.

Como exemplo destas situações, podemos citar:

Principais sintomas do câncer de endométrio

Um dos principais sintomas deste câncer é o sangramento vaginal após a menopausa ou na pré menopausa com intensidade diferente da menstruação.

dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sintoma-cancer-endometrio

Então, ao ter esses sintomas é essencial procurar a Ginecologista imediatamente. Isso porque, infelizmente, cerca de uma a cada três mulheres com sangramento após a menopausa tem o câncer de endométrio.

Além disso, corrimentos brancos ou amarelados e dor pélvica também são sinais importantes.

Como fazemos o diagnóstico?

Principalmente nos estágios mais iniciais, podemos não perceber o câncer de endométrio com exame clínico.

Assim, ao suspeitar desta doença será preciso fazer exames mais específicos, sendo a biópsia do endométrio um exame que detecta o câncer com precisão na grande maioria dos casos.

dra-juliana-ribeiro-ginecologista-tratamento

No entanto, caso o resultado deste exame não seja preciso, podemos fazer uma histeroscopia com biópsias do endométrio para posterior análise.

A histeroscopia é um procedimento no qual inserimos o histeroscópio no útero, um equipamento que permite a visualização da cavidade uterina. A biópsia consiste na retirada de pedacinhos do endométrio para estudo.

Além disso, em casos de câncer diagnosticado, poderemos solicitar outros exames, como exames de sangue ou de imagem, para avaliar o quanto a doença se disseminou ou não.

Tratamento do câncer de endométrio

O tratamento do câncer de endométrio tem evoluído muito nos últimos anos. Os procedimentos adotados irão depender de qual estágio ele se encontra, do quadro clínico e idade da paciente.

No geral, para pacientes com idade mais avançada e que não querem mais ter filhos, faz-se uma histerectomia ampliada, ou seja, retiramos o útero, trompas e ovários.

Além disso, em muitos casos é preciso também retirar os linfonodos da pelve para evitar a disseminação da doença.

Durante a cirurgia, é possível visualizar com maior precisão o estágio que o câncer se encontra, algo chamado estadiamento cirúrgico, e se ele se disseminou para outros órgãos próximos.

dra-juliana-ribeiro-ginecologista-histerectomia

Então, com base nessas informações, podemos verificar a necessidade de realização de quimioterapia, radioterapia ou outros tratamentos.

Em alguns casos específicos e mais raros, quando a paciente é muito jovem e deseja ter uma gestação e o câncer não seja muito agressivo, pode-se optar por um tratamento com utilização de agentes progestacionais isolados. Dessa forma, a preservação da fertilidade torna-se possível por um determinado intervalo de tempo.

A possibilidade de cura do câncer varia muito conforme o tipo e estágio. Normalmente, o câncer de endométrio tem um bom prognóstico, chegando em uma probabilidade de até 90% de cura em casos mais leves.

No geral, o prognóstico será melhor se o crescimento do câncer for mais lento e caso ele não tenha se disseminado.

Assim, fica evidente a importância de um diagnóstico precoce do câncer de endométrio para possibilitar a adoção de um tratamento mais ameno e eficaz.

Então, esteja sempre atenta aos sinais do seu corpo e, ao identificar alguma alteração, procure uma ginecologista o quanto antes para lhe auxiliar!

Controle da endometriose: qual o papel do estilo de vida?
22 fev., 2024
Quer entender como fazer o Controle da Endometriose através do seu estilo de vida? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
Gonorreia: saiba como é feito o diagnóstico e tratamento
15 fev., 2024
Você quer saber como prevenir e diagnosticar a Gonorreia? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!